Guia para os convidados.

105

A pedidos de uma amiga, madrinha de casamento e leitora do blog (que agora também está planejando seu grande dia, graças a meu empurrãozinho!), resolvi fazer um textinho no mínimo interessante para os que rodeiam os noivos lerem, refletirem e colocarem em prática: um guia para os convidados:

  • Há maneiras distintas de a caligrafa escrever o nome do convidado no convite, a depender de quem os noivos queiram chamar. Por exemplo, Sr João Souza e família entende-se que o convite é para o destinatário, esposa e filhos do casal; Sr João Souza e Sra é somente para o destinatário e sua esposa, e Sr João Souza (ponto, sem mais nada a acrescentar!) é somente para o destinatário. Portanto, se você recebeu um convite unitário e deseja levar um namorado/a ou qualquer acompanhante, é de bom tom questionar aos noivos, aos pais dos mesmos  ou alguém próximo que esteja a par dos preparativos, se é possível. Isso é de extrema importância, pois o custo de um casamento normalmente é calculado por pessoa. Imagina se cada convidado individual resolve levar um acompanhante não esperado, quantas pessoas a mais teriam na festa no final das contas? Faltar comida ou bebida não é interessante pra nenhum dos lados!
  • Se no convite tiver um site produzido para o casamento, acesse. O casal provavelmente teve custos para tal e o criou com muito cuidado e carinho para disponibilizar informações sobre o evento e compartilhar um pouco de sua felicidade com você. Pode inclusive ser muito divertido e emocionante ler um pouco sobre a história do casal, saber o traje solicitado para a recepção, bem como outras coisinhas interessantes que podem ser compartilhadas.
  • Se no convite ou no site solicitar confirmação de presença, confirme (ou caso não possa ir, informe). Isso é necessário por conta do mesmo argumento do primeiro tópico: cálculo de comidas e bebidas, assim como o conforto dos convidados (mesas, lounges, lembranças e outras comodidades). Além disso, respeite a data limite para a confirmação.
  • Procure chegar à cerimônia no horário marcado no convite. Antigamente era charmoso a noiva atrasar. Hoje em dia um atraso de uns 15 minutos é tolerável, acima disso é considerado deselegante. Mas para o inicio da cerimonia a igreja também deve estar cheia (já imaginou fotos com pouquíssimas pessoas assistindo algo tão especial? Seria até triste), então os noivos contam com a sua pontualidade para serem pontuais!
  • Se os noivos fizerem listas com sugestões de presente, fique atento a respeite o solicitado nela. Provavelmente eles escolheram os itens nas lojas de acordo com suas necessidades e gostos pessoais (características do produto, modelo, voltagem, etc), e comprar algo similar em outra loja ou algo não inserido na lista pode acabar dando mais trabalho ao casal de ter que correr à loja para trocar quando retornar da lua de mel. Caso não haja uma lista especifica, procure saber dos noivos ou dos pais se há algo em especial que você possa os presentear. Neste caso jamais leve o presente para a cerimonia. É preferível entregar na residência do casal ou dos pais em outro momento, ou ainda deixar no carro e entregar para a assessora ou cerimonialista em algum momento oportuno.
  • Independente do traje sugerido pelos noivos, casamento é um evento formal que exige uma caprichada a mais no visual! Mulheres devem evitar a cor branca e tons muito claros que possam ser confundidos com tal; branco é pra noiva e só! As que subirem ao altar também devem evitar o preto, a não ser que seja uma solicitação pessoal da noiva. Homens, por favor, esqueçam o jeans e tênis, vocês tem toda a semana pra abusar dos mesmos! É importante também avaliar o horário: eventos durante o dia dispensam brilhos, caudas e decotes maiores.
Anúncios

2 comentários sobre “Guia para os convidados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s